sexta-feira, 6 de abril de 2018

ROSBIFE C/FAROFA DE NESTON, batata doce assada e saladas

Uma vez eu vi n/programa de TV a Alcione dizendo que essa farofa era a 8ª maravilha do mundo e eu fiquei muito curiosa, mas nunca fiz. Depois de ver a farofa em diversos blogs aí não tinha como eu não experimentar. Também encontrei a receita com diversas alterações, então lá vai o meu modo...

Receita:
P/a farofa:
Fritei cubinhos de bacon n/panela antiaderente, acrescentei 2 colheres de sopa de manteiga, 1 dente de alho socadinho (deixei dourar levemente), + - 150g de Neston, acertei o sal e misturei tudo muito bem. Deixei em fogo baixo sempre misturando até chegar no ponto certo da farofa. Passei p/uma tigela de servir e reservei...


P/o rosbife:
1 peça de lagarto redondo c/+- 750g
Limpei a carne deixando só uma ponta com a gordura e temperei com alho, sal, molho de pimenta, shoyu, molho inglês, 1 folhinha de louro, um pouquinho só de vinagre e 1 lata de cerveja preta (usei a CARACU). Deixei a carne nessa marinada de um dia p/outro...
No dia seguinte:
Retirei toda gordura da carne, sequei bem com papel toalha p/retirar toda a marinada e reservei...
Aqueci bem em fogo alto uma panela antiaderente de fundo grosso com 1 colher de sopa de óleo junto com um  pedaço da gordura que retirei da carne. Com a panela já super quente, coloquei a carne (em fogo alto) deixando dourar bem sem mexer e sem furar com garfo. Depois de bem dourada, virei, deixando dourar bem o outro lado. Passei a carne p/uma assadeira pequena e levei ao forno temperatura alta por +- 15 minutos (só p/dourar mais um pouco)...




Dica:
Geralmente o rosbife só é temperado com sal e às vezes com pimenta do reino, mas como eu gosto de  fazer o rosbife com lagarto que é uma carne mais dura, eu deixo na marinada de um dia p/outro pq isso já dá um pequeno cozimento na carne, o que já é notado quando se tira a carne da marinada e vê a diferença de cor ao redor e no meio dela





P/as batatas:
2 batatas doce sem as cascas cortadas em palitos
Sequei bem os palitos das batatas com papel toalha, passei p/uma tigela e temperei com azeite, orégano, páprica picante, pimenta do reino e sal. Forrei uma assadeira com papel manteiga untado com azeite e coloquei os palitos já temperados em uma única camada. Levei ao forno 220º (preaquecido) até os palitos ficarem macios e dourados.







Acompanhou:
Arroz branco, salada de alface, pepino, ovo cozido ralado, azeitonas, outra saladinha de beterraba e um bom molho à campanha. Acompanhou também aquelas torradinhas de alho que não podem faltar kkk e um suco de goiaba bem geladinho








...aqui a carne ainda c/a gordura na marinada


aqui já sem a gordura p/fritar o rosbife...
















22 comentários:

Prata da casa disse...

Mais uma maravilhosa sugestão. Por aqui estamos quase na hora do jantar e fiquei com água na boca. Ia adorar jantar este pratinho tão bem decorado.
Bjn
Márcia

Larissa Santos disse...

Hummmmmmmmmm que petisco bom :)) Nhami :)

Hoje:- "Caminhada, entre sentidos e rimas"
-
Bjos
Votos de uma feliz Sexta-Feita

O Pecado Mora Em Casa disse...

Que refeição maravilhosa amiga!!
Beijinhos e bom fim de semana.
http://www.opecadomoraemcasa.pt/

Jack Lins disse...

Olá querida Dinha,
Refeição perfeita para o final de semana.
Grande beijo

Luli Ap. disse...

Olá Dinhaaaaaa
Yuuummms que refeição mais deliciosa e que lindo aspecto desse rosbife, com salada e batata doce assada.
Fiquei apaixonada pela farofa de Neston!!!!!
Super criativa e deliciosa inspiração!
Já estou fazendo um prato bem "repolhudo" pra mim 😁😁
Excelente fds pra ti e todos aí
Bjsss Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Cantinho da Gaiata disse...

Um aspecto delicioso e apesar de serem estás horas fiquei a salivar.
BJ e bom fim de semana.

_ Gil António _ disse...

O aspecto é delicioso. Imagino o degustar...
.
* Amor: Súplicas do meu sonho *
.
Fim de semana feliz.

Gracita disse...

O bonito aspecto dessa maravilhosa refeição é um convite ao pecado da gula
Beijos e um ótimo final de semana

Dizinha na Cozinha disse...

Aspeto maravilhoso :)

BLOGZOOM disse...

Agua na boca! Muito bom!

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Oh Dinha,assim não vale,seja a hora que for,olhar para essas delícias não dá para ficar sem salivar.Novidade (para mim) boa essa receita de farofa com Neston,do jeito que gosto com aspecto bem crocantinho.
Beijos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Hummmm aspecto magnifico.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Isa Sá disse...

Não gosto de carne mal passada!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

CRIKA disse...

Hummm que delicia de receita!!! E a apresentação está incrível e convidativa, adorei o prato!!! Tenha um ótimo domingo!!! Beijinhos!!!

Anônimo disse...

Bom dia querida,
Sou videada em Rosbife, aqui chamamos de músculo redondo, é uma carne deliciosa, e qdo marina com bons temperos, nossa! e então com esta farofa que eu desconhecia, deve ser um luxoooooooooooooo! Amo suas receitas!

Bjs e bom domingo!

A Paixão da Isa disse...

Hai hai amuga assim voce me mata com tanta coizinha tao bom como sempre adoro vir aqui mil bjs e feliz domingo amiga linda

cantinhovirtualdarita disse...

Bom domingo ,bom dia☘️☕🍀🍁
vim cedinho pro almoço
e já vou ficando bjuss minha linda
Miguxinha

Amélia disse...

Que delícia para o jantar! Excelente apresentação.
Bjs

Andréa Santana disse...

Olá, querida Dinha!
Eu sou farofeira, pra mim todas as farofas são bem vindas.
Adorei essa com Neston sucesso total!
Como sempre vc arrasando com seus banquetes!

Beijinhos no seu ♥

Islene Teles disse...

Ui, que maravilha de menu.
Tenho que fazer essa farofa... Sou farofeira com Andréa.
Um beijão e ótima semana.

Camila Faria disse...

Eu amo farofa, mas nunca tinha visto essa versão com Neston. Que curioso, quero provar!

Maria Glória disse...

Taí uma comidinha que me faz feliz. A farofa de Neston eu nunca, jamais ouvi falar kkkk só você querida Dinha, para me apresentar as novidades deste nosso Brasil. Quem sabe um dia eu faço, porque eu gosto do sabor do Neston.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...